Skip to content

Cuidados pré-esmaltação !

02/12/2011

Olá meninas ! Hoje vim falar de uma parte muito importante da esmaltação das unhas, o preparo das unhas !
Antes de tudo, é sempre necessário hidratar as mãos nunca esquecendo de passar bastante creme nas unhas e na cutícula. Não é preciso um creme especial para as mãos, mas é claro que a hidratação desses cremes é bem melhor. Na falta de cremes específicos, pode ser usado um creme de corpo mesmo.
Vou mostrar pra vocês todos os cuidados que eu tomo antes de começar a esmaltar minhas unhas, depois de hidrata-las com creme (usei o Nivea Soft Milk, meu creme pras mãos acabou).
1- Lixar as unhas. Primeiro, eu coloco um pano na mesa ou aonde eu for lixar minhas unhas, pra não sujar tudo com aquele pozinho que sai da unha(1-antes de lixar), depois eu uso uma lixa mais ‘forte’ para deixar todas as unhas do mesmo tamanho, porque tem sempre uma que resiste enquanto outra quebra. As unhas ficam meio irregulares( 2), então eu uso uma lixa ‘intermediária’ (3), aquelas mais comuns, com dois lados, um mais ‘forte’ que o outro, para arruma-las no formato que eu quero ( pra saber mais sobre o melhor comprimento e formato das unhas leia aqui  e aqui ) Eu costumo deixar minhas unhas no formato Squoval, e quando estão quebradiças eu deixo elas no formato Round, assim elas não quebram tão facilmente e crescem mais.

2- Cuidando das cutículas. Depois de deixa-las do tamanho que eu quero, eu passo um creme amolecedor de cutículas ou o mesmo creme que usei para hidratar as unhas, espero um pouco e empurro a cutícula com um espátula. Eu não costumo tirar as cutículas, eu empurro e tiro só o excesso com o alicate (não esqueça de mantê-lo sempre bem afiado), pois as cutículas são uma proteção natural das unhas e sua remoção pode provocar infecções causadas por bactérias e fungos. Aproveite que está com o alicate em mãos e retire todas aquelas pelinhas em volta da unha que ficam incomodando, mas nada de ficar ‘cavocando’ pra achar elas ! Dica: pra empurrar a cutícula da mão direita, deixe ela apoiada na mesa e cuidado pra não forçar muito a unha.


3- Polindo e nivelando as unhas. Eu costumo usar uma lixa da Fing’rs que dá polimento e um lado da brilho. É muito importante nivelar bem as unhas, principalmente quando elas quebram e sai uma partezinha de cima delas(figura abaixo) e ela fica totalmente irregular, se não for tirada totalmente essa partezinha o esmalte pode descascar e prejudica muito a unha também. Pra retirar tudo, as vezes é preciso usar o alicate, muito cuidado ! E mesmo a espátula, ao empurrar a cutícula, pode deixar umas irregularidades na unha. Preste bem atenção pois o esmalte fica bem mais bonito em uma unha bem nivelada.

Agora é só passar a base

Agora é só passar a base :

4- Passando a base. Eu costumo passar uma base fortalecedora, usei por muito tempo a da Colorama, Nutri Base fortalecedora, e agora estou testando a Vefic , Base Cetim com Fortalecedor (já falamos sobre a Vefic aqui). Antes de passar a base, eu lavo as minhas mãos, pra retirar todos os resíduos de cima das unhas ( o creme, o pozinho das unhas etc). Depois é só passar a base normalmente e se necessário, retirar o excesso.
Outras dicas :
• É sempre bom ficar um tempo sem esmalte para deixar a unha ‘respirar’ e se hidratar. O recomendado é uma semana por mês livre do esmalte, mas pra quem não consegue ficar tanto tempo sem esmalte, é bom deixar as unhas sem esmalte pelo menos um dia, sempre que for trocar de esmalte.
• Prefira os removedores de esmalte, e não as acetonas pois ela ressecam as unhas.
• Passe sempre cremes e óleos nas mãos e nas unhas para evitar ressecamento.
• Não retire o esmalte sem acetona removedores e afins, quando você retira o esmalte descascando ele da unha, pode lascar a unha e deixa a unha fraca, pois arranca partezinhas dela junto com o esmalte.

Bom, por hoje é só. Se tiver dúvidas ou quiser mais explicações, pode falar. Responderemos o mais rápido possível. Se quiser mais dicas, é só avisar !

2 Comentários leave one →
  1. 02/12/2011 09:37

    muito boas as dicas! gostei das dicas de lixinhas ;)
    sabe que não deixo a unha sem esmalte? rss parece que fica dolorida… acho que sou meio louca rsss

    http://theredlilshoes.blogspot.com/

    • 04/12/2011 18:26

      que bom que gostou (: eu também não consigo, parece que fica fraca e que vai começar a quebrar a qualquer momento kk

Deixe um comentário

